Instituto Trilhar

Fundado em 2013, o Instituto Trilhar é uma entidade civil de direito privado sem finalidade lucrativa, que surgiu do sonho de seus fundadores de atuar como agentes transformadores da sociedade, principalmente, através de ações esportivas bem planejadas e organizadas, buscando sempre a sua sustentabilidade e contemplando as principais necessidades da região de execução.

Como objetivo promovemos o desenvolvimento humano por meio do esporte, cultura e educação, a integração cultural, preservação do meio ambiente e excelência por meio do esporte, são ideais que permeiam todas as nossas ações.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acreditamos no esporte e cultura como instrumento de promoção de cidadania, esperando que nossas ações contribuam para a melhora da qualidade de vida da sociedade e construção de um mundo melhor.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nasceram na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012.  O objetivo foi produzir um conjunto de objetivos que suprisse os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta. São eles:

1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2.  Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
7. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
8. Trabalho de decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
9. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

Sede - Sete Lagoas/MG
R. Afonso Carlos Capanema, s/n - Santa Rosa, 35701-248
Sede - Belo Horizonte/MG
Av. do Contorno, 6283, Sala 607, Funcionários, 30110-931
trilhar@trilhar.org.br

Fale Conosco

+55 31 98808-8210

Nós utilizamos cookies para poder oferecê-lo o melhor serviço possível. Ao utilizar o nosso website concorda com a utilização de cookies.